
Após uma semana de forte oscilação nos mercados e críticas a mudanças inesperadas em sua política comercial, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e membros de sua equipe se mobilizaram para reforçar a narrativa de firmeza econômica.
Em entrevistas nos principais canais de TV, aliados do republicano sustentaram que as tarifas são fundamentais para reequilibrar a balança comercial e proteger a indústria americana, apesar da instabilidade gerada pelas recentes alterações nas cobranças.
Em sua rede social, Trump reagiu diretamente às críticas, negando qualquer recuo, diferente do que foi divulgado por sua administração, e acusou a imprensa de omitir informações. Segundo o presidente norte-americano, "não houve nenhuma "exceção" de tarifa anunciada na sexta-feira". No post, ele ainda destaca que os produtos eletrônicos, como celulares e laptops, continuam sendo tarifados, mas foram movidos para uma nova categoria tributária.
Enquanto tenta manter o discurso de controle e retomada econômica, o presidente pede paciência a empresas e consumidores, em meio ao impacto direto das tarifas nos preços e aposta em um tom nacionalista e agressivo para mobilizar sua base, ao mesmo tempo em que enfrenta resistência de setores afetados pelas novas regras comerciais.
Fonte: SBT News