OBRIGATÓRIO

Jovens que completam 18 anos em 2025 devem se alistar até 30 de junho

A não efetivação resulta em várias implicações

Foto: Paulo Dim / Rádio Progresso FM
Foto: Paulo Dim / Rádio Progresso FM

O período de alistamento militar para os jovens brasileiros, que completam 18 anos em 2025, termina em 30 de junho. O alistamento obrigatório é uma forma de cumprir o dever cívico de servir o país.

Se o jovem não se alistar a tempo, ele ficará em débito e enfrentará dificuldades para obter ou validar um passaporte existente, conseguir emprego em instituições oficiais ou ingressar em universidades.

Conforme a secretária Josemari Leal Wandscheer, alguns municípios têm jovens que se alistam, mas não são convocados, como em Belmonte. Por sua vez, em Descanso, a Junta Militar é tributária, ou seja, os jovens que se alistarem podem ser chamados para o Exército.

O processo de alistamento é online pelo endereço https://alistamento.eb.mil.br. Os documentos necessários para o alistamento incluem certidão de nascimento, CPF e identidade. Caso o jovem não receber o Certificado de Alistamento Militar (CAM) por e-mail, ele deve se apresentar na Junta Militar para confirmar o alistamento.

Josemari diz aqueles que não conseguem se alistar online podem ir à Junta e usar um computador disponível, que terá assistência pela profissional.

Após o alistamento, a secretária cria um grupo no WhatsApp para manter contato com os jovens, informando sobre a apresentação no dia da Avaliação de Capacitação de Serviço Militar (ACS), que geralmente ocorre em agosto ou setembro. No grupo, serão compartilhados detalhes importantes como data, hora e documentos a serem levados.

A Junta Militar 182 de Descanso está localizada em anexo à Secretaria Municipal de Agricultura.

MFDV

A sigla MFDV refere-se aos jovens que estudam Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária, podendo ser convocados após formação futuramente ou prestar concurso no Exército. Eles podem adiar a apresentação enquanto estiverem na universidade, porém, devem apresentar um comprovante anual de frequência na Junta Militar.

Ouça entrevista a seguir

Fonte: Rádio Progresso FM

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis