
O Papa Francisco fez uma visita não anunciada à Basílica de São Pedro, no Vaticano, na tarde de quinta-feira (10). O pontífice, que segue se recuperando de uma pneumonia bilateral, chegou acompanhado de seu assistente pessoal, Massimiliano Strappetti, que o empurrava em uma cadeira de rodas. Ele também estava com pequenas cânulas nasais para receber oxigênio.
Na Basílica, Francisco foi recebido com entusiasmo pelos visitantes, que gritaram "é o Papa, é o Papa!". Após cumprimentar centenas de fiéis, o pontífice rezou por cerca de 10 minutos diante do túmulo do Papa Pio X - com quem sempre demonstrou forte ligação, segundo a Santa Sé.
"Minha visão ficou turva pelas lágrimas e não consegui nem tirar uma foto", contou aos meios de comunicação do Vaticano monsenhor Valerio Di Palma, cônego da Basílica. "Todos choravam, até o pessoal da segurança. Algumas crianças se aproximaram, uma senhora recebeu sua bênção entre lágrimas. Por que lágrimas? Porque é sinal de que ele está se recuperando", acrescentou.
Essa é a segunda aparição não anunciada de Francisco desde que recebeu alta hospitalar, após 38 dias internado. A primeira ocorreu no último domingo (6), na Praça de São Pedro, durante a missa. "Bom domingo a todos. Muito obrigado", disse o pontífice na ocasião, com um sorriso no rosto.
Nesta semana, o papa também recebeu uma visita surpresa do rei Charles III e da rainha Camilla, do Reino Unido. O encontro ocorreu na Casa Santa Marta, onde Francisco está repousando. Ele expressou seus votos de felicidade ao casal, que completou 20 anos de casamento, e desejou uma rápida recuperação ao monarca - em tratamento de câncer desde o ano passado.
Em comunicado, o Palácio de Buckingham afirmou que Charles e Camilla "ficaram encantados com o fato de o papa estar bem o suficiente para recebê-los". "O Rei e a Rainha ficaram profundamente tocados pelos comentários gentis do Papa sobre seu 20º aniversário de casamento e se sentiram honrados por poderem compartilhar seus melhores desejos com ele pessoalmente", disse.
Fonte: SBT News