PREOCUPANTE

Xanxerê confirma quarta morte por chikungunya em meio a surto da doença

Município do Oeste também já registrou uma morte por dengue neste ano

Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, confirmou nesta quinta-feira (10) a quarta morte por chikungunya em 2024.

A vítima é uma mulher de 76 anos, moradora do bairro Santos Dias, que estava internada no Hospital Regional São Paulo. Ela morreu no dia 4 de abril, após apresentar os primeiros sintomas em 29 de março. O exame para confirmação da doença foi coletado em 3 de abril e continua em análise.

Outras mortes registradas

Também em abril, foi confirmada a terceira morte por chikungunya no município. A vítima foi uma mulher de 80 anos, moradora do bairro dos Esportes, que morreu no dia 3 de abril, enquanto estava internada no HRSP.

Segundo a prefeitura, ela apresentou os primeiros sintomas em 16 de março e coletou exames no dia 20, com resultado positivo para a doença. A idosa também tinha comorbidades.

A primeira morte ocorreu em 4 de março. A vítima foi Rute Alves, de 22 anos, moradora do bairro Vila Sésamo, que também havia testado positivo para dengue no início de fevereiro. Ela foi internada no HRSP em 12 de fevereiro e, com o agravamento do quadro clínico, foi transferida para Chapecó, onde faleceu.

A segunda vítima foi uma idosa de 85 anos, que estava internada na UTI do HRSP desde 9 de março e morreu no dia 18 do mesmo mês.

Na mesma data, a prefeitura de Xanxerê decretou situação de emergência em razão do aumento de casos de dengue e chikungunya e da alta infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças.

Situação epidemiológica

Além das quatro mortes por chikungunya, Xanxerê também registra uma morte por dengue neste ano. A prefeitura reforça a importância da eliminação de criadouros e da colaboração da população no combate ao mosquito transmissor.

Fonte: ND+

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis