
Um novo voo com 102 brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar ao Brasil na manhã desta sexta-feira (11). A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousará primeiro em Fortaleza (CE), por volta das 8h, onde equipes do governo federal estarão posicionadas para a recepção. Depois, o grupo segue para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), onde o pouso está previsto para 15h.
Após o desembarque, os brasileiros vão receber alimentação, kits de higiene pessoal, serviços de suporte psicossocial e orientações sobre direitos. Eles também serão encaminhados para diversos serviços públicos, além de receberem 50 passagens da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que sigam viagem até os respectivos estados de origem.
A ação é uma parceria entre os Ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Também participam a Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e as concessionárias responsáveis pelos aeroportos de Fortaleza e Belo Horizonte.
Histórico
Esse é o quinto voo com brasileiros repatriados a chegar ao Brasil desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu início às políticas de deportação de estrangeiros que vivem em situação ilegal no país norte-americano. A primeira viagem do tipo, em 24 de janeiro, foi marcada por denúncias de desrespeito aos direitos humanos e à soberania brasileira. Naquele dia, 88 repatriados pousaram em Manaus (AM), algemados e relatando uma série de falhas técnicas na aeronave.
Fonte: SBT News