
A FAB (Força Aérea Brasileira) divulgou, neste domingo (8), uma animação feita pelo Cenipa (Centro de investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que recriou a trajetória do voo 2283, da Voepass. A aeronave caiu no dia 9 de agosto, em Vinhedo, no interior do estado de São Paulo, e resultou na morte de 62 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Segundo a FAB, a animação, feita pelo LABDATA (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo), é baseada em parâmetros do gravador de dados de voo (assista abaixo).
Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (6), o Cenipa divulgou o relatório preliminar sobre o maior acidente aéreo do Brasil desde 2007. Apesar de não haver uma conclusão sobre o que, de fato, provocou a queda da aeronave, as investigações iniciais revelam detalhes importantes sobre o impacto, a disposição dos destroços e as circunstâncias que levaram ao acidente.
O impacto ocorreu em uma área residencial de um condomínio em Vinhedo. Antes da divulgação do relatório, investigações preliminares apontaram que o gravador de voz da cabine do ATR 72-500 registrou conversas do copiloto sobre "dar potência" à aeronave, minutos antes da queda, além de gritos dentro do avião.
Copiloto fez comentário sobre o gelo um minuto antes da queda do avião da Voepass
O relatório preliminar divulgado pelo Cenipa também revelou que, um minuto antes da queda do avião, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva chegou a relatar que havia "bastante gelo" na aeronave. Esse comentário coincidiu com os alertas emitidos pela aeronave apontando congelamento de partes das estruturas.
A investigação do Cenipa também apurou que o sistema antigelo do avião foi acionado algumas vezes pelos pilotos durante o voo. Entretanto, o avião chegou a voar cerca de seis minutos com o alerta de gelo ligado, sem que o sistema de degelo fosse acionado.
Conforme detalhado pelo Tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, investigador-encarregado do Cenipa, apenas 57 segundos após o alerta do copiloto, registrado na caixa-preta, os pilotos perderam o controle sobre a aeronave. Em seguida, ela virou de um lado para o outro, entrou em parafuso, completou cinco voltas e, por fim, atingiu o chão. (Veja abaixo)
O que aponta o relatório sobre a queda do avião da Voepass até o momento
- A aeronave da Voepass estava certificada para voar em condições de formação de gelo;
- A tripulação estava qualificada e possuía experiência para esse tipo de voo (em condições de formação de gelo na aeronave);
- Informações meteorológicas disponíveis antes do horário da decolagem mostravam condição de formação de gelo severo;
- A tripulação não declarou emergência;
- Houve perda de controle da aeronave durante o voo em condições de formação de gelo.
Polícia Federal também investiga queda de avião em Vinhedo
A PF (Polícia Federal), em paralelo à investigação do Cenipa, também apura as razões do acidente por meio de análises dos dados de componentes e caixas-pretas do avião. Contudo, o objetivo da PF é verificar se existem pessoas que devam ser responsabilizadas criminalmente pela tragédia.
Fonte: ND+