Encantado, cidade no Rio Grande do Sul, inaugurou neste domingo (6) o Complexo do Cristo Protetor, a maior estátua de Jesus do Brasil, que supera o Redentor, do Rio de Janeiro. O local conta com uma capela, espaços de reflexão e praça de alimentação, além de estrutura para passeio e visitação.
A ideia de construir a estátua de 43,5 metros veio do padre João Granzotto, ainda em 2015, por querer marcar a fé da cidade e atrair mais desenvolvimento. Quatro anos depois, em 2019, nasceu a Associação dos Amigos de Cristo do Encantado, criada para arrecadar fundos e tirar o plano do papel.
A obra do Cristo Protetor foi finalizada em abril de 2022. Desde então, o local já recebeu mais de 300 mil turistas de cerca de 60 países. A inauguração oficial, entretanto, só ocorreu neste domingo.
"O turismo religioso movimenta bastante. Para a região do Vale do Taquari, que não tinha toda essa visibilidade diante da importância que tem, eu vejo como uma super alavancada", comentou, em 2022, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) no Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz.
O espaço
O Complexo do Cristo Protetor conta com uma capela de vidro em homenagem ao Santo Scalabrini, bispo italiano canonizado em 2022 e conhecido como o ""Pai dos Migrantes"", dedicado à causa dos imigrantes e refugiados. Além disso, é possível visitar a fonte dos Apóstolos, com 12 jatos d"água simbolizando os discípulos de Jesus.
Há ainda bilheterias, praça de alimentação, banheiros amplos (35 femininos, 36 masculinos, 4 PNE e 2 familiares) e oito lojas.
Outras atrações:
- Caminho dos Salmos: trajeto demarcado com citações bíblicas;
- Fonte da Vida: localizada no pedestal da estátua, com quedas d"água representando a ressurreição de Cristo;
- Monte das Oliveiras: espaço de reflexão inspirado nos sermões de Jesus;
- Placa dos Doadores: homenagem aos contribuintes da obra.
NSC/G1