Morreu, na madrugada desta terça-feira (24), o ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre, Alceu Collares (PDT). Aos 97 anos, ele estava internado hĂĄ oito dias no hospital Mãe de Deus, na capital gaĂșcha, após o agravamento de um quadro respiratório.
Liderança mais antiga do PDT no estado vizinho, Alceu Collares era portador de enfisema pulmonar hĂĄ oito anos e apresentado falta de ar na segunda-feira (16), quando foi levado pela esposa, Neuza Canabarro, ao hospital. Ele foi transferido para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) no dia seguinte, onde permaneceu sedado.
Segundo o jornal Correio do Povo, o quadro clĂnico dele permaneceu estĂĄvel atĂ© domingo (22), mas piorou durante a madrugada da segunda-feira (23). Em novembro, o pedetista foi diagnosticado com uma pneumonia. Em decorrĂȘncia da avançada idade, ele tambĂ©m era portador de outras comorbidades.
A morte de Alceu Collares foi confirmada atravĂ©s de um comunicado emitido pelo hospital onde estava internado. "O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrĂȘncia de falĂȘncia mĂșltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro", diz o boletim mĂ©dico, emitido nas primeiras horas da manhã.
ND+