Um avião da Latam ultrapassou toda a extensão pista e parou somente no gramado do aeroporto Serafin Enoss Bertaso, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. No momento do incidente, por volta das 19h30, desta segunda-feira (31), chovia fortemente na cidade.
A aeronave, um Airbus A319, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no voo 3276.
Posicionamento da Latam
A LATAM Airlines Brasil informou que a aeronave do voo LA3276 (São Paulo/Guarulhos-Chapecó) de segunda-feira (31/03) ultrapassou o limite da pista durante o pouso. A aeronave parou no gramado e todos os passageiros e tripulantes se encontram em segurança.
"A LATAM oferecerá toda a assistência necessária aos clientes", afirmou a companhia.
Turbulência, tentativas de pouso e momentos de tensão
A jornalista e passageira Lydiana Rosseti relatou que durante o voo, os passageiros enfrentaram turbulência desde a decolagem em São Paulo por volta das 17h40. Ao se aproximar do aeroporto de Chapecó, por volta das 19h10, o piloto tentou pousar, mas precisou arremeter devido às condições climáticas adversas.
Segundo informações de Lydiana, a aeronave permaneceu sobrevoando a região por alguns minutos enquanto o comandante avaliava a possibilidade de um novo pouso. Em um comunicado aos passageiros, ele informou que, caso a situação não melhorasse, o voo retornaria para Guarulhos.
Após mais uma tentativa sem sucesso, a tensão aumentou e alguns passageiros passaram mal, chegando a vomitar e chorar. Na terceira tentativa, o avião conseguiu pousar, sendo recebido com aplausos pelos passageiros ao piloto.
O desembarque, no entanto, demorou mais do que o esperado, pois as malas foram retiradas gradualmente e os ônibus que fariam o transporte ainda não haviam chegado. Apesar do susto, todos os ocupantes da aeronave desembarcaram em segurança.
Veja vídeo de dentro da aeronave
O que diz a concessionária do aeroporto?
A Voe Xap, concessionária responsável pelo Aeroporto de Chapecó, informou que a aeronave ultrapassou os limites da pista durante o procedimento de pouso. De acordo com a administradora, as equipes foram imediatamente mobilizadas para prestar a assistência necessária.
"A operação e o desembarque ocorreram com total segurança. A Voe Xap segue atuando junto à Latam para garantir o suporte adequado e a liberação da pista o mais breve possível", informou a concessionária.
ND+