Em virtude da estiagem que vem assolando a região, o município de Descanso decretou situação de emergência nesta sexta-feira (28). De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Thiago Grassiolli, a decisão pelo decreto ocorreu em uma reunião com a Defesa Civil na sala de reuniões da Prefeitura.
Em entrevista à Rádio Progresso, o secretário disse que entre 35 e 50 mil litros de água são transportados diariamente para o interior do município. Comunidades que até então ainda não haviam solicitado apoio, também já estão fazendo pedido de água.
Grassiolli observou que as chuvas dos últimos dias amenizaram a situação, mas ainda assim, vários prejuízos seguem sendo registrados no setor agropecuário. O decreto de emergência tem validade de 180 dias.
Nesse período, o município poderá intervir no abastecimento de água para consumo humano e animal, além de autorizar a manutenção e ampliação de reservatórios em áreas afetadas e destinar, prioritariamente, todas as forças de maquinário de escavo, caminhões tanque e tratores para as ações emergenciais.
Rádio Progresso FM/Ascom