LA NIÑA

Tempo seco: falta de água e risco de incêndios geram alerta na região

Prefeitura de Descanso já transporta água para abastecer propriedades agrícolas

Imagem de destaque da notícia

O período mais seco e as altas temperaturas registradas na região Extremo-Oeste de Santa Catarina neste início de ano exigem o uso consciente da água e atenção redobrada para evitar a ocorrência de incêndios. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste alerta sobre o risco de sinistros em edificações neste período.

"Com o aumento das temperaturas, as edificações normalmente ficam mais propensas a incidentes de sobrecarga ou superaquecimento de equipamentos. A recomendação é evitar diversos aparelhos ligados na mesma tomada, bem como realizar revisões periódicas na rede elétrica. Também é importante evitar o acúmulo de materiais inflamáveis em locais expostos ao calor e garantir uma boa ventilação nos ambientes. Em caso de incêndio, é importante manter a calma, sair da edificação e acionar o Corpo de Bombeiros", afirma o 1º tenente, Jackson Kreutz.

Para as margens das rodovias, Kreutz chama atenção dos motoristas para que tenham cuidado, principalmente ao descartar bitucas de cigarros. "Os motoristas devem evitar descartar bitucas de cigarro ou outros materiais inflamáveis às margens das rodovias, porque o calor gerado pode provocar incêndios, especialmente neste período seco. Também é fundamental que os veículos sejam mantidos em boas condições de manutenção, principalmente no sistema de escapamento, para evitar faíscas que podem levar ao início de um incêndio", salienta.

Abastecimento de água

A Casan, em Descanso, já está fazendo um trabalho de monitoramento para não comprometer o abastecimento de água. A chefe da agência local, Danusa Cristina Araldi, sugere que os proprietários de residências e comércios tenham caixa de água com maior capacidade de armazenamento. "A Casan está em constante monitoramento dos mananciais devido a essa escassez de chuvas, para evitar problemas maiores em nossas captações de água. Reforçamos a importância do consumo econômico e do uso de uma caixa d'água que atenda a demanda da residência".

Danusa alerta ainda sobre os desperdícios no cotidiano. "Pequenas ações que nós podemos cuidar e evitar, como lavar as calçadas usando a mangueira como vassoura, isso já não podemos mais fazer neste momento. Temos que nos adaptar a realidade, que na região infelizmente será complicada este ano, devido a escassez de chuvas. São cuidados básicos que devemos adotar para evitar problemas", salienta a chefe local da Casan.

Falta de água no interior

Muitas famílias agricultoras já enfrentam problemas com a falta de água no interior de Descanso. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Thiago Grassiolli, pede que seja feito o requerimento para o transporte do líquido. Ele aconselha a solicitação de forma antecipada e não somente quando a água acabar nos reservatórios da propriedade.

"O problema da falta d'água se arrasta de longa data no município e com a confirmação do fenômeno La Niña, sabemos que a região sul do Brasil terá menos chuvas. Por isso, a gente pede que os agricultores fiquem atentos aos reservatórios e façam a requisição de abastecimento antes da água acabar", frisa o secretário.

Fenômeno La Niña

A chegada do La Niña foi confirmada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, órgão que monitora o fenômeno. O meteorologista da Rádio Progresso, Piter Scheuer, fala da previsão do tempo até o final de janeiro e próximos meses para Descanso e demais municípios da região.

"A princípio o La Niña vai seguir presente pelos próximos meses. Ele é o responsável pelo resfriamento das águas do oceano pacífico equatorial e pelas chuvas irregulares. Durante o mês de janeiro, a chuva é irregular. A segunda quinzena deste mês terá um pouco mais de chuva, mas ainda abaixo da média. Em fevereiro, a chuva será mais frequente, podendo até passar da média. Mas em março e abril começa a secar de novo, podendo até ocorrer alguma estiagem", explica Scheuer.

Ouça a reportagem abaixo

Fonte: Rádio Progresso FM

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis