PARABÉNS

Rádio Progresso completa 42 anos de história nesta sexta-feira

Emissora entrou no ar em caráter definitivo no dia 15 de novembro de 1982, na frequência 590 AM

Foto: Rádio Progresso / Divulgação
Foto: Rádio Progresso / Divulgação

A Rádio Progresso comemora 42 anos de história nesta sexta-feira (15). Fundada em 1982, a emissora entrou no ar em caráter definitivo no dia 15 de novembro daquele ano, na frequência AM 590 KHz. Em 10 de julho de 2022, migrou para FM na frequência 89.5 MHz, sob o prefixo ZYE-251.

Pautada pela atualização musical, entretenimento, jornalismo e esportes, a Progresso FM destaca os principais acontecimentos do Oeste e Extremo-Oeste catarinense para toda a região. A emissora opera atualmente com antena composta por 4 elementos, instalada em uma torre com mais de 80 metros de altura. Além disso, conta com processador de áudio digital para garantir uma excelente qualidade sonora tanto no FM, quanto na Internet.

Em julho deste ano, a Rádio Progresso escreveu mais um capítulo em sua história, com o lançamento do seu novo portal de notícias na Internet. Equipado com um layout moderno, interativo e dotado das mais recentes ferramentas tecnológicas, o site já se aproxima de 1 milhão de acessos desde o seu lançamento, conforme dados do Google Analytics.

Para o futuro, a emissora projeta aumentar sua potência, com o objetivo de melhorar o sinal transmitido e ampliar a área de cobertura para todo o Extremo-Oeste catarinense. Esse processo já tramita junto ao Ministério das Comunicações e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Outro investimento previsto é a digitalização do estúdio principal.

Investimentos em jornalismo

A Rádio Progresso de Descanso vem realizando investimentos significativos em seu departamento de jornalismo. Com três profissionais dedicados exclusivamente ao setor, são produzidos e veiculados ao vivo, sete boletins diários, intitulados de "Notícias da Hora", às 9h, 10h, 11h, 14, 15h, 16h e 17h, de segunda a sexta-feira.

Para 2025, a Rádio Progresso está trabalhando em um novo formato para o Jornal do Meio-Dia, que terá produção totalmente própria e apresentação feita por dois jornalistas, no formato ponto a ponto. Já o Jornal da Manhã continuará sendo dedicado à veiculação de entrevistas e reportagens especiais, com espaço também para o esporte e segurança pública. A previsão é que as modificações sejam implantadas no início de janeiro.

A diretora geral da Rádio Progresso, Ronise Basso Saurin, salienta que "são mudanças pensadas para proporcionar ao ouvinte notícias com credibilidade, produzidas por jornalistas habilitados e em um formato de fácil compreensão". Ela agradece aos colaboradores e parceiros comerciais que tornam a Rádio Progresso um alicerce na comunicação do Extremo-Oeste catarinense.

Veja algumas fotos históricas da Progresso AM/FM

Fonte: Rádio Progresso FM

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis