SECURA

Baixa umidade relativa do ar deve castigar Santa Catarina nos próximos dias

Segundo a OMS, níveis abaixo de 20% são considerados situação de emergência

Baixa umidade do ar deve castigar SC nos próximos dias (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)
Baixa umidade do ar deve castigar SC nos próximos dias (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)

A umidade relativa do ar poderá ficar abaixo dos 20% em grande parte de Santa Catarina, principalmente no Oeste do Estado. Segundo o alerta emitido pela Defesa Civil, o tempo seco será acompanhado de uma onda de calor que deve perdurar até a próxima quinta-feira (12).

A título de comparação, no deserto do Saara, no norte da África, considerado um dos lugares mais secos do mundo, a umidade do ar varia entre 14% e 20%.

O responsável pelas altas temperaturas em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil, é o vento do quadrante Noroeste/Norte, que transporta ar quente da porção central do Brasil. Dessa forma, durante as tardes, as máximas devem ficar acima dos 30°C na maior parte do estado, podendo chegar a quase 40°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.

Nas madrugadas as temperaturas também não deverão cair muito e em alguns dias poderão permanecer acima dos 20°C no interior do estado.

A persistência dessa onda de calor, aliada à baixa umidade, pode resultar em risco para a saúde da população. Conforme o alerta da Defesa Civil, o risco é alto para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, no Extremo-Oeste, grande parte do Oeste e uma pequena parte do Meio-Oeste.

No restante da região do Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, grande parte do Litoral Sul, e partes do Litoral Norte, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, o risco é considerado moderado. No restante do estado, incluindo a maior parte da Grande Florianópolis, o risco para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias é considerado baixo.

Mapa mostra risco para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias (Foto: Defesa Civil)

Umidade do ar abaixo de 20% é considerada situação de emergência

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20% são considerados situação de emergência. Diante disso, a recomendação é:

  • Evitar realizar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h;
  • Umidificar o ambiente por meio de toalhas molhadas, vaporizadores e recipientes com água;
  • Beber bastante água e evitar exposição ao sol;
  • Utilização de soro fisiológico nos olhos e narinas.

Fonte: ND+

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis