ABRIL AZUL

Cristo Redentor recebe iluminação especial no mês de conscientização do autismo

Estátua foi iluminada com a cor azul em alusão à campanha "Abril Azul"

Foto: Divulgação/Ascom
Foto: Divulgação/Ascom

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta quarta-feira, 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e escolhida com o objetivo de levar informação para reduzir a discriminação e o preconceito contra quem apresenta o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como forma de celebrar o Dia Mundial de Conscientização e o Mês do Autismo, a estátua no Morro do Cristo, em Descanso, foi iluminada com a cor azul, já que durante o mês de abril, é desenvolvida a campanha "Abril Azul". A cor azul foi escolhida porque a incidência do autismo é maior em meninos do que em meninas.

O que é o autismo

O psicólogo da Apae de Descanso, Patrick Oro, destacou em entrevista à Rádio Progresso nesta quarta-feira, que o autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na comunicação social e comportamento. De acordo com ele, pessoas autistas podem apresentar alterações sensoriais, respondendo de maneira diferente aos estímulos do ambiente.

Apesar de ser um transtorno permanente, é comprovado que a intervenção precoce baseada em evidência pode suavizar as características. Para o psicólogo, a identificação do autismo começa na família e depois, passa por triagem com profissionais da saúde, antes de ser atendido pela Apae.

Já a professora da Apae, Maria Ivone Moraes, falou que o trabalho pedagógico com alunos autistas deve considerar as particularidades de cada criança, como o nível cognitivo, interesses e necessidades. Esse trabalho ocorre de forma multidisciplinar, com fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo.

Veja a entrevista na íntegra


Fonte: Rádio Progresso FM

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis