A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27), a quarta fase da "Operação Não Seja Um Laranja", que busca desarticular esquemas criminosos ligados a fraudes bancárias eletrônicas. A ação envolve 30 mandados de busca e apreensão em sete estados do Brasil, incluindo Santa Catarina.
A Operação está apurando casos de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. As penas podem ultrapassar os 20 anos de prisão.
PF observa aumento do uso de "laranjas" em fraudes bancárias
Segundo a PF, nos últimos anos, as investigações observaram um aumento considerável no uso de "laranjas", em que pessoas físicas "emprestam" suas contas bancárias, em troca de um pagamento, caracterizando crime. Esse "lucro fácil" possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos.
A Operação Não Seja um Laranja faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos pilares a cooperação com instituições bancárias e financeiras no combate às fraudes.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
Fonte: ND+