
Completa seis meses que o promotor de Justiça, Leonardo Lorenzon, assumiu os trabalhos do Ministério Público na Comarca de Descanso, que abrange, inclusive, os municípios de Belmonte e Santa Helena.
Na avaliação do promotor, desde o fim de abril até agora, nota-se que a região é habitada por pessoas de bem, honestas e trabalhadoras, fatores que colaboram para o índice menor de crimes graves.
Por outro lado, entre os casos mais frequentes são aqueles relacionados a crimes sexuais contra crianças e adolescentes. "É um dado que preocupa bastante a Promotoria de Justiça", destaca.
Além de órgãos para denúncias, como Delegacia de Polícia ou Conselho Tutelar, Lorenzon acredita na divulgação de informações pela rede de proteção para prevenção.
Baixa frequência ou abandono escolar
Outro assunto abordado pelo promotor é a baixa frequência ou abandono escolar da criança e do adolescente. Após contato pela escola ou Conselho Tutelar e sem êxito de retorno, a comunicação é feita à Promotoria de Justiça. A partir de então, os motivos serão apurados.
"No caso de frequência escolar, os pais ou responsáveis têm responsabilidade de tomar as providências para que o filho permaneça na escola. Caso contrário, pode ocorrer uma responsabilização com aplicação de sanção administrativa de multa e responder por crime de abandono intelectual", enfatiza Lorenzon.
Outras demandas
Na sequência de demandas atendidas aparecem os crimes de violência doméstica e ambientais, bem como aqueles de cidadania e direitos do consumidor.
Atendimento
A Promotoria de Justiça, localizada no Fórum, presta atendimento ao público das 13h às 19h.
Ouça entrevista a seguir
Fonte: Rádio Progresso FM