
O período que antecede as eleições municipais de 2024 foi de muito trabalho na 45ª Zona Eleitoral de São Miguel do Oeste. As principais demandas foram a análise dos registros de candidaturas e de denúncias sobre irregularidades nas campanhas e propagandas eleitorais. Após o pleito, o trabalho será focado na análise da prestação de contas dos candidatos.
Conforme a chefe do cartório eleitoral, Deana Fanton, na véspera da eleição e no dia da votação, candidatos e eleitores devem respeitar algumas regras para não incorrer em crime eleitoral. Ela lembra aos candidatos que existe período e horário estipulado para cada tipo de propaganda. A orientação é para que busquem maiores esclarecimentos com sua assessoria jurídica.
Já os eleitores devem observar, principalmente, o seu local de votação de forma antecipada para evitar tumultos e transtornos no dia da eleição. Também é indispensável levar um documento oficial de identificação com foto para poder votar. Deana lembra que o eleitor só poderá votar se estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Biometria
Na 45ª Zona Eleitoral, somente os eleitores de Descanso e São Miguel do Oeste poderão votar sem a biometria, já que nesses municípios ainda não foi realizada a revisão do eleitorado. Nos locais em que houve a revisão, a biometria será exigida. Caso o eleitor não tenha feito o cadastro biométrico, deve consultar a sua situação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Urnas
Deana Fanton destaca que as urnas eletrônicas e demais materiais a serem utilizadas no pleito municipal foram transportados para os locais de votação no início da tarde deste sábado (5). O conteúdo fica sob responsabilidade dos delegados de prédio. Neste sábado, uma urna da 45ª Zona Eleitoral foi sorteada e levada para auditoria na sede do TRE/SC, em Florianópolis.
Ouça a entrevista no áudio abaixo
Fonte: Rádio Progresso FM