Os distúrbios do sono provocam consequências adversas na vida das pessoas por diminuir seu funcionamento diário, aumentar a propensão a distúrbios psiquiátricos, déficits cognitivos, surgimento e agravamento de problemas de saúde e por comprometer a qualidade de vida.
Existem mais de 80 distúrbios de sono. Dentre eles, alguns se destacam como a insônia e muitas dessas condições podem estar associadas a transtornos psicológicos.
Há uma relação direta entre dormir bem e a saúde da mente. Assim como transtornos psicológicos podem afetar a qualidade de sono, noites mal dormidas costumam causar danos ao bem-estar mental.
Quanto mais crônico, prolongado e grave for o distúrbio de sono, maiores são os prejuízos em longo prazo. Quando dormir mal se torna uma rotina, o risco de desenvolver quadros como depressão e ansiedade aumentam e problemas psicológicos já existentes podem ser agravados.
A psicóloga de Descanso, Alice Gubiani, que participou do Especial de Sábado, explicou sobre os distúrbios do sono e como podemos tratá-los.
Ouça a entrevista no áudio abaixo
Fonte: Rádio Progresso FM 89.5