MEIO AMBIENTE

Lei que prevê multa para quem jogar lixo nas ruas é sancionada em SC

Cobrança de R$ 500 será feita para quem for flagrado despejando resíduos em locais públicos

Foto: Arquivo/NSC/Reprodução
Foto: Arquivo/NSC/Reprodução

Uma nova alteração na Lei 19.294/2025, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), sancionada nas últimas semanas, prevê multa de R$ 500 para quem for flagrado jogando lixo nas vias públicas em Santa Catarina.

A normativa altera o Código Estadual Ambiental para incluir a proibição do despejo inadequado de resíduos em rodovias, ruas, praças, praias, parques e demais logradouros públicos no território catarinense.

O objetivo, conforme o deputado, é conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelo despejo irregular de resíduos.

"Em outros países, há multa e até prisão para quem joga lixo na rua, mas infelizmente aqui não temos essa previsão. O lixo, com a chuva, vai para lugares inadequados, entope bueiros e causa uma série de problemas para a população."

A fiscalização, conforme a nova regra, será efetuada pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, inclusive através de câmeras de vigilância do setor público ou privado. A população também pode denunciar por meio de imagens.

Fonte: Oeste Mais

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis