
Na última quarta-feira, dia 21, a Rede de Atenção e Proteção Intersetorial, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, promoveu uma palestra musical com o psicólogo, filósofo e musicista, Elizandro Pagani, pelo projeto Maio Laranja.
O evento teve o objetivo de refletir sobre a importância do cuidado e da atenção com o desenvolvimento de crianças e adolescentes, especialmente em relação aos altos índices de abuso sexual, assunto amplamente debatido durante o mês de maio, e integrou música, diálogo e conscientização, promovendo uma abordagem lúdica e educativa sobre o tema "Cuidar de quem ainda não acabou de crescer".
A iniciativa buscou sensibilizar os participantes para a responsabilidade de todos na formação de um ambiente saudável, seguro e estimulante para o crescimento das novas gerações, abordando temas como a importância do afeto, da vigilância, da escuta ativa e do acompanhamento emocional na vida de crianças e adolescentes. Além disso, foram discutidas estratégias para fortalecer vínculos familiares e escolares, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral dos jovens.
O presidente da Rede, Marcos André Dessanti, ressaltou a importância destes momentos para fortalecer os laços e promover a cultura de cuidado. "Foi uma experiência enriquecedora, que nos fez pensar sobre como podemos ser mais presentes e atentos às nossas crianças e jovens. Essa iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas à promoção do bem-estar emocional e do desenvolvimento saudável na comunidade escolar e familiar. A expectativa é de que, com esse tipo de iniciativa, seja possível criar uma rede de apoio mais sólida e consciente, capaz de orientar e proteger quem ainda está em fase de crescimento", ressalta.
A palestra foi promovida nos três turnos e reuniu mais de 800 pessoas entre pais, professores, estudantes e comunidade em geral. Ao final da noite, os presentes celebraram com coquetel oferecido pelos organizadores.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Descanso