INVESTIMENTOS

Nos EUA, Jorginho e Leite buscam investimentos e falam de ferrovias abandonadas

Governadores apresentaram pontos fortes dos seus estados para atrair negócios

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pontos comuns marcaram os discursos dos governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no evento no Lide Brazil Investment Forum, em Nova York, nesta terça-feira (13). Ambos falaram sobre atração de investimentos, economia estadual em crescimento acima da média nacional e avanços em segurança. Além disso, eles conversaram sobre um novo desafio que ambos enfrentam: a necessidade de definir o futuro de ferrovias abandonadas pela concessionária Rumo.

De acordo com Jorginho Mello, eles combinaram que farão uma reunião para discutir esse assunto. O governo catarinense está elaborando um projeto de lei para viabilizar a estadualização de ferrovias federais e também poder conceder as mesmas à iniciativa privada.

Organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o fórum reuniu oito governadores, outras lideranças políticas e empresários do Brasil, Estados Unidos e de outros países.

O presidente do Lide SC e RS, Delton Batista, que articulou a ida dos dois governadores sulistas ao evento, destacou que os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul somam Produto Interno Bruto (PIB) acima de R$ 1 trilhão. Juntos, formam a segunda maior economia do Brasil, só atrás de São Paulo, observou ele.

Na avaliação do governador Jorginho Mello, a disputa comercial entre a China e os Estados Unidos, embora tenha um novo acordo firmado, ainda continua. E isso gera oportunidades para Santa Catarina, tanto de mais vendas externas quanto de atração de investimentos. O governador foi nesse evento acompanhado do secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.

Também participaram do fórum do Lide os governadores Claudio Castro (Rio de Janeiro); Gladson Cameli (Acre); Ibaneis Rocha (Distrito Federal); Raquel Lyra (Pernambuco); Renato Casagrande (Espírito Santo); e Ronaldo Caiado (Goiás), além do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

Além desse evento, a comitiva do governo de SC teve uma reunião com investidor brasileiro da área de infraestrutura. O diretor da Invest SC, Rodrigo Prisco Paraíso, se reuniu com uma consultoria de Nova York também para falar sobre infraestrutura. A agenda da comitiva teve ainda visita à CNN em Nova York.

Agenda desta quarta-feira

Nesta quarta-feira, o governador Jorginho Mello e secretários de estado participam do evento do Valor Econômico. Depois, visitarão a empresa Google em Nova York. No fim do dia, a comitiva segue para Washington, onde terá série de reuniões quinta e sexta-feira, incluindo visita ao Banco Mundial (Bird) para tratar de financiamentos para obras em SC. Entre os secretários de estado que integram a comitiva estão também Cleverson Siewert, da Fazenda; Beto Martins, da pasta de Portos, Aeroportos e Ferrovias; e Bruno Oliveira, da Comunica.

Fonte: NSC

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis