
Além de ampliar a capacidade de realização de cirurgias, duas outras situações estão sendo planejadas pela administração do hospital de Descanso para serem concretizadas em 2025.
Uma delas é a ampliação da ala psiquiátrica para oferecer atendimento de saúde mental também para crianças e adolescentes, já que atualmente o setor atende somente pessoas acima de 18 anos. Outra é a construção de uma casa de apoio para idosos, com o objetivo de ofertar mais qualidade de vida e bem estar para as pessoas de mais idade.
De acordo com o administrador do hospital de Descanso, Paulo César Busnello, já foi adquirida uma área de terra de 3.500 metros quadrados, ao lado do hospital, com um termo de compromisso de compra e venda já assinado. A entidade aguarda apenas o órgão ambiental autorizar a supressão da vegetação para iniciar a obra.
Hospital de Descanso quer ampliar o setor cirúrgico
De acordo com o administrador da Fundação Médica dos Trabalhadores Rurais de Descanso, Paulo César Busnello, há dois anos a entidade vem reestruturando o setor de cirurgias. Em 2024, o hospital foi ampliado em 103 metros quadrados, com abertura de dois novos quartos com 12 leitos específicos para cirurgias.
Segundo Busnello, nos próximos dias será aberto o cadastramento da proposta da emenda de R$ 700 mil do deputado federal Pedro Uczai (PT) para investir no setor. O objetivo é reformular todo bloco cirúrgico do hospital, para então abrir a segunda sala de cirurgias.
O hospital de Descanso realiza em média 50 cirurgias mensais nas áreas de urologia, ginecologia, ortopedia, otorrino e gerais. O objetivo é ampliar a capacidade e implantar novas especialidades cirúrgicas de alta complexidade, através da aquisição de novos e modernos equipamentos, como uma torre de Vídeolaparoscopia.
Ala psiquiátrica do hospital de Descanso é referência em saúde mental
Em entrevista à Rádio Progresso nesta quarta-feira (16), o administrador do hospital de Descanso, Paulo César Busnello, falou que a instalação da ala psiquiátrica é a principal conquista da entidade para o tratamento da saúde mental. Instalada em novembro de 2022, a ala atende atualmente 27 pacientes de várias regiões de Santa Catarina.
Ela é mantida através de um contrato fixo com o governo do estado e possui 18 leitos regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nove leitos particulares ou através de convênio. Uma equipe composta por enfermagem, psiquiatra, clínico geral, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, psicóloga e outros profissionais de apoio atuam no setor.
Busnello salientou que a ala psiquiatrica do hospital de Descanso é referência em saúde mental e avaliou que os resultados são positivos no tratamento dos pacientes. Assista a entrevista abaixo.
Fonte: Rádio Progresso FM