ASILO

Ex-primeira-dama do Peru desembarca em Brasília após condenação por lavagem de dinheiro

Nadine Heredia pediu asilo político no Brasil

Foto: Arquivo/AFP
Foto: Arquivo/AFP

A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, e o filho adolescente dela pousaram na Base Aérea de Brasília nesta quarta-feira (16), por volta de 12h. A expectativa é de que eles passem por procedimentos diplomáticos na capital e depois viajem para São Paulo, onde ficarão abrigados.

Nadine e filho receberam asilo diplomático no Brasil após ela ser condenada no Peru por lavagem de dinheiro.

Condenação a 15 anos de prisão

Nadine e o marido, o ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, pegaram 15 anos de prisão. Eles foram condenados após investigações apontarem que o ex-presidente recebeu US$ 3 milhões da Odebrecht e US$ 200 mil do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez (1954-2013), para financiar campanhas presidenciais em 2006 e 2011. Nadine foi acusada de atuar ativamente na arrecadação dos fundos.

A condenação saiu nessa terça (15). Horas após a decisão, Nadine teria procurado a Embaixada do Brasil em Lima para pedir asilo. Isso porque Brasil e Peru possuem, desde 1954, uma convenção de asilo diplomático entre os países.

Terceiro ex-presidente do Peru condenado por corrupção nos últimos 20 anos, Humala está preso. Ele atuou como chefe do Executivo peruano de 2011 a 2016.

Fonte: SBT News

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis