
Um fenômeno inusitado causou susto em moradores e clientes de um mercado localizado no bairro Maria Goretti, em Chapecó, no Oeste catarinense, na tarde desta segunda-feira (23). Um redemoinho de vento, conhecido como Dust Devil ("demônio de poeira" em inglês), se formou bem próximo do estabelecimento.
De acordo com o meteorologista da Progresso FM, Piter Scheuer, o Dust Devil é um fenômeno comum em dias quentes e secos, como os que estamos vivenciando. "É um redemoinho de vento que se forma por conta da própria ação termodinâmica, da própria bolha térmica que fica próxima à superfície. Ele gera uma região, uma meso-baixa e faz com que o ar mais aquecido suba e o ar mais denso desça e isso gera um turbilhão", explicou o especialista.
Piter ressalta que, apesar de serem comuns, os Dust Devils podem atingir velocidades consideráveis, ultrapassando os 100 km/h em alguns casos. "Geralmente, eles não provocam estragos, mas podem. Alguns Dust Devils podem atingir velocidade acima de 100 km por hora, 130, 140, dependendo qual que é a magnitude", alerta.
Um redemoinho de vento, conhecido como Dust Devil ("demônio de poeira" em inglês), se formou bem próximo de um mercado em Chapecó (SC) nesta segunda (23).
Rádio Progresso FM (@progressofm89) December 24, 2024
Vídeo: Piter Scheuer/Reprodução/Redes sociais pic.twitter.com/ibX7rHOx3j
O meteorologista explica que as condições climáticas da região, com dias ensolarados e secos, são propícias à formação desses redemoinhos.
"Geralmente ar seco, dias ensolarados, que tem detrito, poeira, quando faz alguns dias que não chove, então tem bastante poeira. Essa poeira acaba nas primeiras camadas da atmosfera se envolvendo aí com essa térmica e acaba tendo essa configuração assim mais instável, rotativa. Então é normal acontecer esse fenômeno nessa época", detalha Scheuer.
Fonte: SCC