A Escola de Educação Básica Everardo Backheuser, em Descanso, realizou a solenidade de formatura, ontem à noite, do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) para 60 estudantes dos sextos anos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Educação (SED). O evento contou com a presença de autoridades, professores, estudantes e pais.
A professora de História, Samara Lovatel fez um curso online para estar habilitada a ensinar os alunos durante o ano de 2024. Ela explicou o que foi transmitido durante a capacitação, que teve o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a atuação da Defesa Civil a partir da gestão de risco e desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.
O coordenador regional da Defesa Civil, Dirceu Trevizan, destacou que o programa existe desde 2013, formando quase 50 mil estudantes no Estado. A projeção é dobrar a quantidade por entender que os desastres do país acontecem com maior incidência em Santa Catarina.
Para a professora e diretora da instituição de ensino, Jacinta Oro, o programa é mais uma forma de promover a proteção e prevenção dos estudantes e da família em caso de desastres. Ela afirma que a unidade escolar dará continuidade no programa para o ano que vem.
Entre as autoridades presentes estava o coordenador da Defesa Civil Municipal, Guiliann Pedron, e o subcomandante major Michael Magrini, do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste.
Ouça reportagem a seguir
Fonte: Rádio Progresso FM