De 7 a 9 de novembro se realizou a Feira Estadual da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Florianópolis, no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante os três dias, foi celebrado os trabalhadores que cultivam e colocam alimentos saudáveis na mesa do povo brasileiro. O evento ocorreu simultaneamente à 21° Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), maior evento de divulgação científica de Santa Catarina.
Além de atrações culturais, a feira reuniu mais de 100 feirantes de todo o estado, com o objetivo de promover a comercialização de produtos da agricultura familiar e debater temas como agroecologia, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
Integrantes do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) participaram da programação. Na feira, elas fizeram a exposição da produção agrícola e manipulada, artesanato, plantas medicinais, produtos fitoterápicos e sementes.
Para a dirigente estadual do MMC, Joana Sebben, que discursou na abertura da feira, a interação entre expositores e comunidade e, principalmente, com os universitários e professores foi um sonho realizado.
"A feira foi um espaço importante e diferente do nosso cotidiano porque muitas mulheres não tiveram, na sua juventude, acesso à universidade. A oportunidade ainda mostrou o que produzimos para a família e também para a comercialização", fala Joana.
O evento contou com a participação de diversas autoridades e lideranças, além de representantes de movimentos sociais e organizações do campo.
Ouça entrevista a seguir
Fonte: Paulo Dim / Progresso FM / Assessoria