O ministro da Educação, Camilo Santana, informou, na noite deste domingo (3), que a abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi de 26,6% dos participantes. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o número representa queda na abstenção do primeiro dia de provas em relação aos anos anteriores. Em 2023, 28,1% dos participantes não compareceram. Em 2022, o número foi de 28,3% dos inscritos.
Ainda segundo o chefe da pasta federal, nenhuma ocorrência grave foi registrada. No total, o teste foi aplicado em 1.753 municípios, com 10.776 locais de prova.
Além da redação, no primeiro dia de prova, estudantes responderam 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 questões de ciências humanas. No dia 10 de novembro (domingo), no segundo dia de exame, os candidatos terão de resolver 45 questões da prova de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, cuja aplicação foi iniciada neste domingo (3), será divulgado no dia 20 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova.
A divulgação do gabarito oficial será feita exclusivamente na página do Enem no portal do Inep. Vale lembrar que o gabarito não permite ao participante calcular sua nota na avaliação.
Isso acontece porque o Inep utiliza um método específico para o cálculo da nota, que atribui pesos diferentes para cada questão do exame pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).
O resultado com as notas individuais deve ficar disponível para os participantes em 13 de janeiro de 2025.
Fonte: Metrópoles